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Crie o seu persona para marketing de conteúdo e muito mais

Muitas vezes o empresário, e principalmente quem vai abrir um novo negócio, fica com a sua atenção quase totalmente voltada para o seu serviço ou produto que irá oferecer a clientes. Na verdade, desde o século XVII, os empreendedores já sabem que isso é um erro. Não se trabalha em algo para oferecer aos compradores, o que se faz para ter sucesso é o contrário, vamos em busca de oferecer o que o cliente está disposto a pagar. A prova disso é que naquela época, os empresários saiam de navio e atravessavam metade do mundo para ir buscar o que os clientes queriam, arriscando a vida em barcos de madeira que, volta e meia, afundavam e morriam todos. Assim, a Holanda teve as cidades mais ricas do mundo naquela época, entregando aos clientes o que eles queriam – só isso. Eles não criavam novos produtos, nem ficavam tentando melhorar e entregar o melhor.

No nosso sistema, você entrevistou algumas pessoas que acha que serão seus clientes e irá entrevistar muitos mais, a quantidade de entrevistas grande faz parte da criação da sua super empresa. Quanto mais você estiver em contato e conhecer seus clientes, mais você terá chances de sucesso.

Mas, não adianta qualquer tipo de contato – não basta estar próximo, você precisa prestar atenção nos detalhes que nos interessam e não adianta tentar perguntar para eles o que você quer saber, nem eles mesmos sabem ao certo o que é e nem sabem como explicar – esse é o seu talento de empreendedor que irá descobrir.

Mas, quando você construiu as frases na criação da sua proposta de valor, já temos todos os indícios de como será o seu cliente padrão ou persona.

O que é persona

A definição de persona é a descrição do seu cliente padrão. Mas, não qualquer cliente, estamos usar como padrão o seu melhor cliente, com suas características que fazem que você deseje que todos sejam iguais a ele. Como é uma pessoa imaginária, você pode acrescentar nessa pessoa outras características que você vê em outras pessoas que também são boas clientes. E, assim terá a descrição de um sujeito que é ao mesmo tempo impossível de existir, porque é o cliente perfeito demais e, também, o tipo de pessoa imaginária para quem você faz uma propaganda e ele se apaixona pela sua empresa e quer comprar de você a qualquer custo.

Como descrevo uma persona

Como foi fácil notar, é uma pessoa que não existe, é apenas uma descrição. Mas, para descrever uma persona, para fazer o seu marketing de conteúdo, nada melhor do que usar a mesma pesquisa que já está fazendo ao entrevistar muitos clientes em potencial e buscar exatamente naquelas frases em que o seu cliente demonstrou:

  • uma satisfação maior ou um ganho adicional quando compra um produto ou serviço
  • uma irritação ou frustração quando compra algo e, apesar de fazer o que precisa, algum sofrimento ou incômodo vem junto com a compra

Nós montamos frases para cada uma dessas situações, lembra? E agora vamos montar a descrição de personas a partir delas. Você pega isso dentro do sistema, lá na parte onde fez a sua construção da proposta de valor.

Feito isso, você vai acrescentar respostas para as perguntas que estão no desenho abaixo:

 

Fonte: Rede de Inovação do Setor Público – InovaGov

Durante as entrevistas foi pedido que você anotasse as exatas frases usadas pelos entrevistados e anotasse para descrever os ganhos e dores. Nesse mapa de empatia, fazemos uma pequena alteração: pedimos que anote em fraquezas e ganhos, além das fraquezas e ganhos, essas frases que você anotou.

Preencha com o que ele pensa e sente, escuta, vê, fala e faz. Mas, tente identificar, também, quais são as redes sociais que ele prefere usar para 3 finalidades:

  • se entreter
  • buscar informações
  • se relacionar com outras pessoas

Com esse mapa você descreve um persona.

Mas, desse jeito eu vou ter vários personas !!!

SIM !!! E que bom se isso acontecer !!! Afinal, é assim que vamos separar o joio do trigo. Durante suas entrevistas, você notou que há diferentes grupos de pessoas – alguns são clientes que irão comprar facilmente e outros que irão comprar, mas você terá que ter mais trabalho para conseguir convencê-los, ou até terá que mudar seu serviço ou produto. Também irá encontrar alguns que usarão o que você pretende vender por causa de uma dor ou ganho, e outros por causa de outros motivos.

Ao descobrir isso, você acabou de criar mais de um persona e, com isso, está fazendo a melhor segmentação de mercado que existe: a segmentação por tipo de cliente baseado em suas características com relação ao seu serviço ou produto – e, ninguém mais tem isso!!!

O nome disso é segmentação de mercado e o próximo passo é escolher qual segmento você irá começar a trabalhar para começar a fazer dinheiro logo e com menos investimento !!!

Parabéns !!!

No próximo texto você irá aprender como escolher o melhor segmento de mercado para conseguir o seu sucesso mais rápido e com menor investimento.