Marketing de conteúdo

Como fazer publicações incríveis no seu marketing de conteúdo, passo a passo

No texto anterior vimos quais são os objetivos do marketing de conteúdo e agora vamos ao planejamento. Para fazer isso, o melhor é usar fichas de conteúdo, impressas por você mesmo baixando a Ficha para Produção de Marketing de Conteúdo . O motivo disso é que você deve fazer não apenas o planejamento das suas publicações, mas ver se o esforço está valendo a pena, afinal ninguém quer trabalhar sem resultado, ainda mais quando você está criando o seu próprio negócio.

Então, vejamos quais são os passos para você conseguir publicações que realmente são impactantes para o seu cliente. Isso vale tanto para quando você vai abrir empresa como quando pretende fazer a que já tem crescer e vender mais:

Passo 1 – Preencha os assuntos centrais

Para começar, sugerimos que você imprima 30 cópias da ficha e comece preenchendo apenas 10 assuntos centrais primeiro, repetindo esse assunto em 3 fichas. Depois, você vai preencher o restante em cada uma dessas 10 fichas. Você vai fazer 3 fichas para cada assunto central porque o conteúdo vai variar de acordo com o momento em que o ouvinte ou leitor da sua audiência está na trilha-de-vendas. Então você vai ter dez assuntos centrais e para cada um deles vai ter 3 fichas.

Os assuntos devem ter forte relação um com o outro então você deve buscar as variações no seu trabalho que fez no sistema antes, quando escreveu frases que definem o que seu cliente faz e em que contexto (lembra?). Lá no curso fica onde você definiu a sua Proposta de Valor. Para cada ganho ou perda apontada pelo cliente você mostrou qual era esse ganho/perda e um contexto (quando ele demonstrou que isso acontece). Pois bem, cada contexto é um assunto e cada ganho ou perda é uma variante do mesmo assunto – entendeu?

Dessa forma você está usando a Teoria Job to be Done para criar seus primeiros posts. Mas, lembre-se esses primeiros posts serão posts curtos (até uma página e meia) e se forem vídeos para por no youtube, devem ter em torno de 4 minutos. Na verdade, os melhor do marketing de conteúdo é justamente aquilo que tem relação com o que o cliente quer fazer.

Passo 2 – Preencha as palavras chave

Nessa etapa em que você está começando, essa forma de escolher palavras chave é suficiente, depois você vai melhorar isso, mas o que queremos é ter o seu novo negócio funcionando e rápido, não é? Então, vamos fazer assim agora, mas se você quiser saber mais agora sobre como produzir palavras chave melhores, veja nesse outro texto que preparei para você.

Passo 3 – Recorde-se de como é sua persona e conecte-a com seu marketing de conteúdo

Pegue sua ficha de persona, aquela que você fez no sistema ou a que fez em uma ficha, e releia todas as suas características. Preste mais atenção especialmente nas frases que você anotou que os entrevistados usaram para mostrar sua satisfação ou frustração com relação ao produto ou serviço na forma que existe hoje. Em algum momento você irá começar a perceber que existem frases que são muito do jeito dela falar.

Copie essas frases na ficha e faça alguma anotação sobre qual aspecto da personalidade do seu cliente típico (persona) você quer usar. Pense que uma dessas frases pode ser o título da sua publicação.

Aqui você deve relembrar o tom de voz, acompanhar o mesmo grau cultural da pessoa (se a pessoa é com pouca instrução ou muito culta), se ela gosta de ler textos longos ou não, se gosta de ver vídeos demorados e completos ou não, quais tipos de imagem você percebeu que ela gosta. Então, faça pequenas anotações para ajudar a produzir seu conteúdo mais tarde.

Passo 4 – Indique em qual fase na trilha de vendas o seu marketing de conteúdo está focando

Lembra que pedi que fizesse 3 fichas para cada assunto e fosse repetindo os preenchimentos até aqui igual? É que agora cada uma das três fichas vai servir para a sua audiência que está em uma das fases da trilha de vendas. Anote em cada uma dessas 3 fichas uma fase diferente (relembramos o que significam, mas vale a pena ver de novo o significado nos outros textos): Suspect, Lead e Oportunidade.

Feito isso, você terá 30 fichas de conteúdo. Para começar, separe primeiro as fichas marcadas como suspects e comece a fazer seu conteúdo.

Lembra que para cada tipo de pessoa (persona) uma mídia social é melhor? E, que para cada persona um tipo de conteúdo é melhor? Então defina se será por escrito (chamado post) ou por vídeo (no youtube), e onde será divulgação e comece já! Se você ainda não fez, crie o seu persona para marketing de conteúdo e muito mais.

Termine primeiro os suspects, já que você quer começar trazendo audiência de pessoas que se interessam pelo assunto, mas ainda não estão prontas para comprar.

Pratique, é assim que se melhora cada vez mais

Se você não acha que está ok para produzir seu primeiro conteúdo, saiba que isso é natural – eu também passei por isso. Mas, para tranquilizar vou contar que ninguém irá ver o que você produziu, sabia? Isso porque existem bilhões de textos na internet e ninguém vai ler o seu pelo simples fato de você publicar. Então faça, publique e peça a opinião para uma ou duas pessoas amigas suas o suficiente para dizer que está uma droga (se elas não disserem isso, não são amigas verdadeiras). Com certeza, você terá que fazer de novo. Então, grave de novo e peça opinião de novo. Repita umas 3 ou 4 vezes, e irá notar que a cada vez, você irá melhorar um pouco. Quando estiver mais ou menos aceitável, passe para a fase seguinte que será a divulgação dos seus posts.

Leia mais: