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Como definir palavras chave para o seu marketing de conteúdo

Existem muitas maneiras de colocar palavras chave em cada publicação do seu marketing de conteúdo. Você pode usar métodos rápidos e simples, ou métodos mais sofisticados e técnicos. Nesse post vou explicar, primeiro, os mais simples e que funcionam, mas poderiam funcionar melhor com um pouco mais de técnica. E, no final apresento os que são mais técnicos. Para finalizar, dou uma dica de ouro que funciona nos dois jeitos – vale a pena conhecer os dois modos, para compreender que se você tem pressa em ver seu conteúdo sendo acessado por muitas pessoas logo, e sem complicação, é melhor fazer o simples e, depois, quando já estiver com muita audiência, aí vale a pena repensar um pouco e estudar melhores maneiras.

Jeito 1 – Modo simples e rápido

Para identificar as palavras chaves, use o assunto na tela do Google – vá até o Google e digite o seu assunto. Você irá notar que irão aparecer muitas sugestões de auto-preenchimento. Essas são as palavras chaves mais fortes relacionadas com esse assunto. Escolha as que mais se parecem com o que você vai falar na sua publicação, ou seja, as que mais parecem com a dor ou ganho do seu cliente que você identificou na análise de proposta de valor (aquelas frases que você fez). Acrescente uma ou duas palavras chaves que indiquem o seu produto e uma com o nome da sua empresa. Esse é o jeito simples, mas não deixe de ver nossa regra de ouro mais abaixo.

Jeito 2 – Jeito técnico usando softwares

A forma técnica de identificar palavras chaves é por meio de planejadores de palavras-chave, sendo que os melhores (na minha opinião) são úteis para avaliar a competitividade e o nível de dificuldade de ranqueamento de palavras-chave:

  • Google Keyword Planner;
  • Moz Keyword Explorer;
  • Ubersuggest.

Vou explicar o Ubersuggest porque acho o mais fácil de usar. Vá no Google e procure por alguém que esteja falando sobre o mesmo assunto que você está atuando (veja que esse assunto é aquele decorrente da tarefa onde você escreveu frases para montar sua proposta de valor). Você irá identificar vários sites sugeridos. Pegue o primeiro deles e abra. Copie o link e cole no Ubersuggest. Ele irá mostrar para você várias palavras chave que fizeram aquela página estar aparecendo em primeiro lugar.

Jeito 3 – Visite os concorrentes

É proibido visitar os concorrentes? Não. Então faça isso. Vá aos sites, blogs, páginas de youtube dos concorrentes e veja quais são as publicações que estão sendo mais visualizadas e que tem mais likes e compartilhamentos – essas são as que vale apena investigar as palavras chave. Mas tenha foco, use as publicações que estiverem mais próximas do assunto que você já escolheu.

Regra de ouro

A regra de ouro é que sua palavra chave seja seu título – só isso é ganhar muitos pontos porque só irão ler o seu texto quem realmente interessa a você, né?

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