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Como criar sua estratégia de marketing de conteúdo

Como já foi visto no texto anterior (clique aqui para relembrar), a estratégia de marketing de conteúdo tem objetivos claros.

Nesse texto reafirmamos que o marketing de conteúdo não é propaganda, ele é um serviço que você está prestando antecipadamente e que oferece ao seu cliente (atual ou futuro) um serviço de informações que deve ser útil, interessante e valioso.

Vimos, também, o que será necessário para você fazer o plano de marketing de conteúdo (clique nos links para relembrar):

  1. Persona do seu cliente
  2. Proposta de valor

Então vamos ao trabalho, passo a passo:

Passo 1 – Identique onde seu cliente alvo busca informações

Se pensarmos de uma forma objetiva, todo mundo usa a internet para fazer basicamente 3 coisas: entretenimento, buscar informações ou se relacionar com outras pessoas. Quando pensamos em marketing de conteúdo precisamos saber exatamente quais são as redes sociais que ele usa para buscar informações. Isso foi visto quando criamos a persona do cliente, ou seja, o nosso cliente alvo acessa quais redes sociais? Dependendo da rede social, você deve usá-la para divulgar seu marketing de conteúdo.

Para cada mídia social existem orientações diferentes, mas elas falam pouco sobre o assunto ou o cliente, mas vale a pena ler:

Passo 2 – Identifique a forma como ele prefere receber o conteúdo

Existem 3 tipos comuns de pessoas: as que são visuais, as que são auditivas e as que são cinestésicas. As pessoas visuais tendem a procurar respostas em textos, as auditivas em vídeo e as cinestésicas preferem aprender-fazendo. Nesse último caso, o vídeo também é uma boa opção e muito mais importante do que o texto, mas uma sessão ao vivo em que você mostra e convida para que as pessoas façam junto com você pode ser um tesouro no marketing de conteúdo, mesmo para quem assiste depois. Se você não fez isso direito, volte atrás e refaça essa tarefa.

Passo 3 – Marque os dias que irá produzir conteúdo

Já notou que todos os blogueiros fazem suas publicações sempre no mesmo dia e horário? Sabe porque? É que acaba virando um atrativo saber que naquele horário vai ter alguém soltando um conteúdo na internet que é importante para ele – esse cliente vai passar a seguir e querer acompanhar tudo o que você faz.

Você deve publicar dessa forma. O ideal é produzir um novo conteúdo todo dia, ou seja 7 dias por semana. Só que tem um detalhe, nem todos são trabalhosos, como veremos no próximo passo.

A regularidade de publicar sempre nos mesmos dias e horários também parece ser uma forma de convencer os buscadores (google, youtube e outros) a mostrar suas publicações primeiro.

Passo 4 – Faça uma programação com conteúdos profundos e outros suaves

Se o objetivo do marketing de conteúdo é atribuir autoridade sobre o assunto, você deve provar isso. Faça dois vídeos por semana de 15 a 30 minutos para por no youtube contando sobre um assunto apenas, mas com profundidade, conte muito e explique muito detalhadamente. São os vídeos profundos.

Os vídeos suaves podem ser mais curtos, podem até ser pedaços dos vídeos longos quando o conteúdo for muito bom e focado em um pequeno assunto.

Você pode fazer textos em vez de vídeos – não há problema nisso, mas lógico que se seus clientes preferem vídeos, aceite ou mude de negócio – quem manda nisso é o cliente, não você.

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