Abra sua loja virtual agora

Não importa se é um serviço ou um produto, se é para atendimento em uma loja, na casa do cliente ou para enviar para entrega. É necessário ter uma loja em muitos negócios. E, nada melhor do que ter a sua loja virtual funcionando já. Esse texto compara dois serviços, um muito famoso e muito usado e outro novo e que parece ser mais adequado para quem quer começar a usar rápido.

Antes de explicar como abrir sua loja virtual você deve prestar atenção em um único pré-requisito: você sabe fazer edição de sites? Se sabe, não perca tempo lendo esse artigo, faça você mesmo usando o que sabe ou use o WIX para ter uma loja funcionando em até uma semana, só que sem a conexão com whatsapp. Mas, se você quer conexão para usar o whatsapp e não sabe muito (ou nada, como eu) sobre como fazer edição de sites, o melhor mesmo é ler um pouco mais para entender porque eu tenho site no WIX, mas minha loja vai ser no Offapp.net.

Fiz uma simulação, que vai tornar-se uma loja de verdade para ver qual dos dois sistemas faz o seguinte:

  • Não quero gastar nada por mês para ter um serviço para vender meus selos de coleção
  • Quero ter minha loja virtual funcionando sem que eu perca meu tempo programando
  • Quero ter minha loja virtual funcionando hoje
  • Não quero complicação

Fica fácil quando a gente faz o que quer explicar, né? Muito bem: entrei no site do offapp.net e em 35 minutos estava com a loja no ar, já testada. Eles prometeram que em 5 minutos eu ia estar com ela funcionando. Mas, eu não achava que ia ser tão rápido e nem estava com nenhuma foto do produto (um selo de coleção qualquer), então vou dar um desconto para eles porque acho que eu perdi mesmo muito tempo ao me arrumar para por o primeiro produto. Nesse tempo de 35 minutos, cheguei até a fazer um teste e ele funcionou: consegui fazer meu pedido (usando whatsapp), e recebi o pedido (pelo whatsapp). Vi que para ter minha loja funcionando de verdade, eu não tenho que pagar. Detalhe importante: dá para montar toda a sua loja no seu celular, incluir e excluir produtos e serviços pelo celular. E, depois que estiver funcionando, dá pra receber os pedidos pelo whatsapp. Veja o vídeo de apresentação deles. Amei.

Com 15 minutos no wix, eu estava com a loja pronta para testar, mas eu teria que gastar mais um tempão para fazer as páginas, e desisti justamente porque não entendi como fazer isso. Não consegui achar onde cadastrar meus produtos, não achei onde ficou o endereço da loja, enfim vi que ia percorrer um caminho meio longo para por no ar. Por experiência anterior de ter montado meu site na WIX, já percebi que, mesmo já sendo usuário dele e justamente por saber o trabalho que dá, eu desisti. Para poder incorporar uma forma de pagamento, tem que pagar e não entendi o que mais eu ia ter que pagar depois disso. Tentei fazer o processo usando o celular – é impossível, precisa fazer toda a configuração da loja pelo computador. Odiei.

Minha conclusão é que se você sabe programar site, tem tempo para isso e não vai usar o whatsapp, o WIX pode ser, realmente, melhor. Mas, se você não quer perder tempo (mesmo sabendo programar) e vender direto pelo whatsapp é um pré-requisito, o offapp.net é imbatível.

Preciso ter um site para ter loja?

Antes de explicar, já respondo que não preciso ter um site para ter uma loja virtual. Até aqui vi na prática o que eu quero e preciso para ter uma loja virtual. Mas, uma outra questão é sobre ter ou não um site. Isso depende muito do seu tipo de negócio.Independente de qualquer coisa, a pergunta é: para que eu preciso de um site? Vamos ver melhor essa situação, porque ter um site significa ter um gasto a mais:

  • O site serve para você marcar presença na internet como uma loja física para ser achado
  • O site pode servir para você mostrar seu serviço depois de pronto ou como ele é feito para quem procura saber mais (cá entre nós, um blog seria melhor)
  • Ter o site significa que qualquer um pode tornar-se seu cliente se estiver procurando pela internet, mas isso também pode acontecer se você tiver uma loja virtual e um blog, aliás o blog é mais importante do que o site hoje em dia – quem fica vendo site de empresa?
  • Com ou sem site, o blog é essencial.

Mas, então porque as empresas que vendem serviços de internet insistem tanto para que você tenha um site? Francamente, não sei – acho que é porque é o produto delas, né?

Blog – o que é isso?

Pensa bem em quem é seu público, vimos em outro post aqui do passo a passo da Newis.Cool (se você ainda não usa, clique aqui para saber mais), que o melhor marketing hoje é você contar sobre o seu produto e o que você entrega para o seu cliente (serviço ou produto).

O blog é um lugar na internet onde você entrega conteúdo de valor. Vamos supor que você faça serviço de manicure ou de cozinheira diarista ou venda um produto de alta tecnologia. Nos três casos, tudo o que você oferece pode estar exposto em textos que ajudam a pessoa antes de ela efetivamente fazer contato com você. No caso dos dois primeiros serviços, você pode ter um blog para postar sobre como cuidar das unhas, como dividir os pratos congelados para consumir em duas vezes – são conteúdos de valor e que divulgam suas boas intenções – o blog ajuda a mostrar o quanto você é bom no que faz. Mas, no caso do produto de alta tecnologia, o blog mostra para o cliente os contextos em que seu produto é aplicável em textos que ajudam o cliente no mesmo contexto e sugerem a existência da sua solução. Uma página de internet, nesse caso, é um catálogo de descrição do produto (especificação), mas nada impede que isso esteja dentro de um post do blog que pode ser atualizado e, pela sua natureza de blog (aviso aos inscritos) poderá comunicar sobre as novas implementações.

Ah, mas a empresa de alta tecnologia precisa de presença institucional – sim, mas nesse caso, a necessidade do blog não é vender, ele é necessário para ter a presença na internet como uma empresa, por isso se chama “presença institucional”.

Nesse caso, a necessidade é diferente da outra que é ter uma loja no ar imediatamente, então não estamos mais falando sobre abrir a loja virtual, né?

Em outro post, mais adiante no passo a passo da Newis.Cool, tratamos da tarefa de montar o seu blog. Por enquanto, registre no sistema o link da sua loja virtual. Iremos fazer um teste nela sem que você saiba se somos um cliente ou alguém avaliando sua evolução como empreendedor.