Passo a passo para focar em uma nova ideia de negócio (parte 4)

Chegamos a uma primeira definição no seu negócio: você tem que escolher entre 2 ideias aquela que você quer prosseguir para começar a trabalhar. Só para posicionar em que etapa você está agora: você tem 2 ideias de negócios que foram selecionadas usando as tarefas anteriores desse passo a passo, usando o sistema Newis.Cool ou fazendo no seu caderno de desenvolvimento. Essa tarefa é executada em 2 passos: entrevista e conclusão.

Não fez as etapas anteriores? Faça agora:

Passo 1 – Entrevista

Você já tinha pensado durante a tarefa anterior em algumas perguntas para fazer com seus futuros clientes potenciais. Mas, é importante você saber que nestas entrevistas você não deve tentar vender, não deve oferecer nada, não pode perguntar se ele compraria o seu serviço ou produto.

A ideia central é verificar se existe a chance de que ele sinta vontade espontânea de abrir a carteira e comprar sua ideia sem que você fale qual é o seu negócio e diferencial.

Para conseguir isso, preciso que você veja eu mesmo explicando como fazer isto no vídeo que está indicado na plataforma. Você deve anotar no seu caderno:

  • as frases que foram usadas pelos seus entrevistados para descrever os seus momentos de maior empolgação sobre o serviço ou produto que você irá oferecer,
  • as frases usadas quando eles demonstraram frustração ou angústia quando falam sobre a forma como são atendidos hoje

Essas frases você não deve anotar no sistema ainda, guarde-as por escrito, também. Mais adiante iremos usar essas mesmas frases para algo muito importante – que você irá saber quando chegar a hora, ok?

Passo 2 – Conclusão

Com base nas suas entrevistas, faça uma pontuação de importância – não importa se for de 1 a 5, ou de 0 a 100, para cada característica de produtos em que você percebeu maiores frustrações e angústias. Quanto mais angustiado ou frustrado o seu entrevistado se mostrar com a forma como resolve seu problema hoje, maior deve ser a nota.

Cada uma das suas 2 ideias de negócios irão conter várias demonstrações disso a respeito do que os prestadores de serviços ou produtos estão entregando aos seus futuros clientes. Dê uma nota para cada uma delas e faça uma média para saber qual das duas opções tem a maior nota final.

A maior nota é sugerida para começarmos a investigar se vale a pena como a sua ideia de negócio que será pesquisada e analisada mais a fundo.

Vamos entender o que significa essa conta? No vídeo que está na plataforma Newis.Cool explicamos que estamos buscando justamente onde estão as oportunidades de negócio. Os grandes mestres do empreendedorismo moderno, aquele mesmo usado por startups, afirmam que devemos procurar o que está sendo feito de maneira insatisfatória para entregar ao cliente algo melhor – aí está a chance de oportunidades de sucesso. Ulwick, no seu método Jobs to be done apregoa que atinge 85% de chance de sucesso seguindo esse raciocínio e, na plataforma, iremos avançar mais ainda com isso. Volte a ela e continue seu próximo trabalho.

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