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Porque criar sua estratégia de marketing de conteúdo – qual o objetivo dela

Já notou que as pessoas procuram na internet quando querem saber sobre alguma coisa? Elas estão procurando conteúdo, que é a resposta para o que elas procuram. E, marketing de conteúdo é uma forma que você pode usar para tornar sua empresa, produto ou serviço conhecido pelo público que se interessa pelo assunto relacionado. Simples? É muito fácil se você tem um negócio que você conhece bem – por isso insistimos que você só comece um negócio sobre algo que você pode realmente sentir-se uma autoridade sobre o assunto. Não tente vender pizzas para entrega em casa se sua pizza não for realmente muito boa e, do mesmo jeito, não tente escrever sobre pizzas se seu conhecimento não vai muito além de saber comer pizza.

Antes de mais nada precisamos lembrar que a palavra estratégia significa caminho escolhido, ou seja, temos a situação atual e a que desejamos e, a partir de uma análise, escolhemos como chegaremos lá. É quase igual a usar o navegador GPS no celular, só que ele traça uma estratégia para que cheguemos mais rápido ou pelo caminho mais curto. Alguns GPS dão essas duas opções. Quando você decide se quer ir pelo caminho mais curto ou mais rápido, você está dizendo quais são os seus valores, ou seja, você quer ganhar economizando tempo ou combustível? Então, a estratégia de marketing de conteúdo é o caminho que você escolheu para atingir um objetivo usando marketing de conteúdo.

Então, a estratégia de marketing de conteúdo é a junção de seu conhecimento que ajuda as pessoas com a sua necessidade de se fazer ser conhecido. Se você chegou nesse texto e está usando o passo a passo da NewisCool, então já fez os levantamentos necessários (saiba mais aqui). Então, vejamos os principais motivos pelos quais você vai produzir marketing de conteúdo – você deve escolher um deles para continuar porque saber o objetivo vem antes de escolher a estratégia, certo?

Os objetivos do marketing de conteúdo são:

Objetivo 1: Conquistar audiência

Entenda que não importa se você vende um produto ou serviços, o que o seu cliente vê é o que chamamos de entrega ao cliente. Entregar algo ao cliente em troco de um pagamento é a venda, mas você pode entregar algo antes para conquistá-lo e esse pode ser um dos objetivos, o de cativar a confiança do cliente no que você entrega. É isso que chamamos de encantar o cliente que, na hora de decidir a pagar, vai preferir quem ele já confia do que outro que ele não conhece.

Você já notou que tem muitas vezes que em vez de procurar sobre alguma coisa de forma geral no Google, você prefere ir direto no site de alguém? Muita gente faz isso porque esse alguém tem autoridade no assunto e elas confiam. Isso é consequência de ter uma audiência, você ganha autoridade no assunto o suficiente para que qualquer pessoa prefira comprar de você.

Esse público, que inclui clientes e não clientes |(ainda) é chamado de audiência, assim como na televisão, porque são pessoas que acompanham o que você publica – seja em vídeo ou por escrito. Esse deve ser seu principal objetivo porque é possível conseguir muitas informações que irão ajudar na hora de vender o que você entrega.

Por exemplo, se você costuma publicar sobre vários temas que envolvem o que sua empresa faz, note que algumas publicações terão mais compartilhamentos. Chamamos isso de engajamento. Isso significa que há mais pessoas que gostaram desse conteúdo a ponto de compartilhar com seus amigos – quer prova maior de que é um assunto importante? Por isso, quando você for pensar na venda é algo que você deve, sem dúvida nenhuma, levar em conta e usar como argumento de venda ou, pelo menos, incluir no que você entrega ao cliente como serviço ou produto, não é?

Outra questão importante, quando se fala em audiência, é que se muitas pessoas acompanham você com frequência, fica mais fácil vender porque seu público alvo já está próximo de você.

Talvez não fique claro para você no início, mas com o tempo você irá notar que suas publicações irão, cada vez mais, mostrar a sua personalidade e é justamente por causa dela que muitas pessoas irão comprar de você. As suas crenças e valores são passados na forma como você fala e escreve, não há como esconder isso de quem ouve ou lê, então com o tempo essas pessoas irão captar a sua personalidade e a da sua empresa – isso é muito bom para ajudá-los a comprar de você.

Objetivo 2: Obter informação

O mais importante quando se tem um negócio é conhecer os seus clientes e nada melhor do que ouvir deles mesmos o que eles pensam e como você pode atender melhor as suas expectativas.

Objetivo 3 – Ser encontrado

Para que serve um negócio que ninguém encontra? Fazendo o seu marketing de conteúdo, você tem maior chance de ser encontrado quando as pessoas buscarem sobre o assunto relacionado com seu negócio porque os sites de busca (Google, por exemplo) apresentam primeiro as páginas que tem mais relevância e isso só acontece se você está realmente mostrando autoridade sobre o assunto (vimos isso antes, né?).

Objetivo 4 – Conseguir o contato das pessoas

Quando alguém deixa o email ou o contato por causa de um conteúdo que você compartilhou de sua empresa, chamamos isso de lead, que significa um contato importante para você continuar cativando até levá-lo para a compra. Isso pode acontecer depois, por e-mail ou até mesmo divulgando novos conteúdos.

Objetivo 5 – Vender mais

Sim, pode acontecer de você vender mais – mas isso só acontece se você seguir as dicas que virão mais tarde. A principal é você não falar sobre seu produto – busque oferecer ajuda, se tentar vender, está perdendo seu tempo – marketing de conteúdo busca cativar o cliente, não levá-lo para uma compra.

Objetivo 6 – Manter os clientes próximos

O marketing de conteúdo deve, portanto, mostrar ao cliente o que realmente é útil, interessante e valioso. Mostre aos seus clientes atuais que você continua sendo tudo isso mesmo depois de ele já ter comprado de você. Novas vendas virão a um custo e esforço muito menor.

Nesse texto vimos para que criar uma estratégia de marketing de conteúdo e seus objetivos, abaixo vamos listar o que será necessário antes de começar a preparar a estratégia de marketing de conteúdo:

E, o que será necessário para você fazer o plano de marketing de conteúdo:

  1. Persona do seu cliente
  2. Proposta de valor
  3. Trilha de vendas
  4. Quatro horas por semana para essa atividade

No sistema, foi pedido que você fizesse anotações com as palavras do cliente usadas quando fez as entrevistas, lembra? Foi quando você montou a sua Proposta de Valor. Agora iremos usar essas palavras para fazer buscas na internet para capturar textos de impacto que usaram essas para procurar nosso produto. Essas palavras você também usou para preencher a tela da Persona do seu cliente.

Com tudo isso pronto, vamos para o passo a passo da estratégia no próximo texto