comentário 0

Você está pronto para abrir sua Empresa?

As estatísticas mostram que muitos fecham a empresa pouco tempo depois de abrir, mas quando vemos a dor e o prejuízo do fracasso de um amigo, de um conhecido ou de um parente, as estatísticas pouco importam. O que sentimos é raiva pela falta de preparo que todos nós temos para realmente enfrentar a criação do negócio próprio.

Em princípio, qualquer negócio pode tornar-se um excelente negócio. Um exemplo que pouca gente conhece é o do KFC, que começou com uma receita e um homem persistente que resolveu transformar aquele papel em um negócio nacional. Saiu por todas as cidades próximas de uma linha de trem e depois outra e assim percorreu uma região enorme. Em cada parada, pedia para demonstrar uma forma de fritar frango com uma receita especial. O que pedia em troca? Apenas alguns centavos pelo uso da receita e a condição de divulgar a marca. Essa empresa hoje está presente em muitos países e, provavelmente, você já experimentou o frango frito da Kentucky Fried Chicken (KFC).

E, quais são essas competências? É bom você saber que se você procurar na internet (veja você mesmo) por competências do empreendedor, irá encontrar centenas de listas do que deve ser esse super homem. Não trabalhamos com essas listas, seguimos exatamente o que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define como as principais para os seus 36 países membros. O Brazil está querendo entrar nessa organização, mas não é fácil. Um dos requisitos é que o Empreendedorismo seja uma política de Estado e, aqui, infelizmente, não há Educação Empreendedora. Ou seja, você terá que aprender de outra forma.

Não é pouco comum que o aspirante a empreendedor acredite que fazer bem o que faz é suficiente para ter sucesso. É absolutamente normal imaginar que um bom churrasqueiro poderia ser um empresário bem sucedido porque faz o melhor churrasco da região. Um caso na cidade em que moro é a prova de que isso é possível. Mas, poucas pessoas observaram que nesse caso que conheço, o empreendedor tinha quase todas as competências e conhecimento do negócio muito desenvolvidas e, por acaso, também é um excelente churrasqueiro.

O que falta além de “saber fazer” são outras características que realmente fazem a diferença no mercado de competição que é o mundo real.

E, a melhor é aprender-fazendo. Existe apenas uma plataforma no Brasil que oferece a oportunidade de você criar sua empresa enquanto aprende como fazer isso, ou seja, você aprende-fazendo. Tudo o que você precisa está lá em um passo a passo organizado para você. E, o mais importante: você não arrisca seu dinheiro sem antes testar cada etapa.

É a mesma metodologia que é usada no Vale do Silício para desenvolver startups e que foi ajustada para empresas que podem ou não ser uma startup. Vale a pena conferir.

Para saber mais e, quem sabe, começar a criar e desenvolver uma ideia para abrir uma empresa sua, seja para sustento seja para uma renda extra, clique aqui e saiba mais.